Você sabe o que é o Flutter entenda mais sobre o queridinho do desenvolvimento mobile Capptan

Written by

Você sabe o que é o Flutter? Entenda mais sobre o queridinho do desenvolvimento mobile

capptan news| Views: 449

O Flutter tem sido realmente o queridinho do desenvolvimento mobile: de acordo com pesquisa realizada pelo Stackoverflow com 65 mil desenvolvedores, o Flutter foi considerada a terceira linguagem “mais amada”.

Além disso, de acordo com o site oficial, mais de 100 mil aplicativos foram construídos em Flutter desde o seu lançamento, incluindo as aplicações de grandes empresas como Google (Google Assistente e Google Ads, por exemplo) e New York Times.

Mas o que é o Flutter exatamente? Descubra agora nesse artigo: 

O que é o Flutter?

Flutter é um kit de desenvolvimento de interface de usuário (ou UI toolkit – um kit de ferramentas de interface do usuário), de código aberto, criado pela própria Google em 2017.

Ele é capaz de criar aplicativos tanto para Android quanto para iOS utilizando a mesma base de código e, portanto, sem a necessidade de uma codificação específica para cada sistema operacional (Android e iOS), o que traz uma grande vantagem aos aplicativos criados com Flutter nele criados. 

A comunidade do Flutter está em franca expansão tanto no Brasil quanto no exterior, sendo possível encontrar muitos templates prontos. Além de tudo, a linguagem de programação utilizada (Dart) tem uma extensa documentação disponibilizada pelo site oficial. Esses são dois fatores importantes para escolher desenvolver aplicativos com Flutter.

Quem usa?

O Flutter tem sido usado no desenvolvimento de aplicativos para grandes empresas dos mais diversos segmentos, dentre elas: Ebay, Alibaba, Groupon e New York Times.

Aplicativos como Alibaba, Google Ads e Tencent foram desenvolvidos usando Flutter, bem como Google Assistente, Square, My BMW (App da BMW), Topline (app de gravação do Abbey Road Studios: o estúdio em que os Beatles gravaram seus discos na década de 60).

E no Brasil?

No contexto brasileiro, há um número crescente de empresas que usam Flutter. Tanto empresas na esfera pública quanto na esfera privada.

Uma das empresas mais notórias a usar o Flutter é o NuBank. A empresa têm utilizado Flutter em seus aplicativos desde 2019 após uma série de testes com outros frameworks e linguagens. 

Ademais, o Globo Ads, aplicativo para os anunciantes acompanharem o andamento de suas campanhas lançadas no grupo Globo, também foi desenvolvido em Flutter.

Outras empresas que aderiram a este kit de desenvolvimento são: iFood, Agibank, Banco Bs2, Senai e Sesi do Estado de Santa Catarina, Secretaria da Educação do Ceará e Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Como é o desenvolvimento Flutter?

O desenvolvimento Flutter se baseia nos widgets. Os Widgets são componentes visuais que juntos formam toda a interface de um aplicativo. Em outras palavras, são as peças mínimas e imutáveis que o constroem, formando “árvores de widgets”. 

Utilizando uma metáfora: os widgets constroem a interface do aplicativo assim como os tijolos constituem um imóvel. O desenvolvedor pode mudar cada elemento na tela usando widgets pra isso.Os widgets são fornecidos pelo próprio Flutter. Também é possível criar widgets personalizados.

Há diversos tipos de widgets (texto, imagem, ícone, coluna, entre outros) que podem ser organizados nessas duas categorias principais: widgets de layout (organizam os outros widgets) e os de interface (criam componentes visuais como ícones imagens, botões e textos). 

Os diversos widgets dessas duas categorias combinam-se para criar os efeitos e funcionalidades desejadas.

Vantagens de usar Flutter para desenvolver aplicativos

  • É gratuito, livre e aberto.
  • Possui a funcionalidade stateful hot reload. Ela permite visualizar em tempo real as mudanças feitas na programação do aplicativo. Ou seja: o app é emulado enquanto se programa.
  • O Flutter é capaz de executar animações em até 120 fps (frames por segundo).
  • Desempenho similar a de um app nativo.
  • Grande comunidade de desenvolvedores que usam Flutter.
  • Crescimento notório no Brasil, a ponto de haver cursos gratuitos de desenvolvimento Flutter no Youtube em português.

O futuro do Flutter com o Flutter 2

No dia 3 de março de 2021 a Google anunciou o lançamento do Flutter 2, um upgrade que possibilita a criação de apps nativos não só para sistemas operacionais Mobile (iOS e Android) mas também para outros como Windows, macOS e Linux.

Na prática, isso significa que o Flutter permitirá a criação de Web Apps (que rodam em navegadores como Chrome, Firefox, Safari, entre outros) ou mesmo aplicações para carros (a Toyota anunciou que usará Flutter para construir sistemas de infoentretenimento para veículos) e Smart TV.

Conheça a Capptan especialista em desenvolvimento Flutter

Quando se fala em desenvolvimento de Apps, a Capptan está entre as melhores da América Latina.

A Capptan é especialista em projetos de aplicativos. Fale com nossos especialistas

Comments

comments