Vantagens de investir em um App para e-commerce

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Vantagens de investir em um App para e-commerce

capptan news| Views: 556

O termo E-commerce é uma abreviação em inglês que significa “comércio eletrônico”. Ele denota toda transação comercial feita através de aparelhos eletrônicos, sendo chamada de e-commerce mobile (ou m-commerce), caso este meio eletrônico seja um smartphone.  

O e-commerce mobile já obteve uma consolidação bastante robusta no mercado: de acordo com o relatório Webshoppers 41, as vendas eletrônicas feitas via celulares ultrapassaram as realizadas por desktop no Brasil ao final de 2019.

Portanto, as empresas que investirem em desenvolvimento de aplicativo para e-commerce terão diversas vantagens competitivas. Saiba mais sobre elas nesse artigo.

Fidelização

Mais do que uma simples ferramenta de pedidos, um aplicativo próprio possibilita uma fidelização maior do que outros meios eletrônicos. 

Isso é possível por meio de programas de fidelização, promoções exclusivas, notificações em push, estratégias de UX e outros meios que serão explicados a seguir.

Comodidade

A comodidade de efetuar uma comprar em qualquer lugar, a qualquer hora e com apenas alguns toques na tela (em um processo mais rápido do que acessar o site da empresa) é um dos grandes trunfos dos aplicativos de e-commerce. 

Os apps são pensados para a jornada do consumidor, facilitando a interação com a loja e todo o processo de compra.

Notificações em push

As notificações em push são mensagens enviadas por aplicativos e sites diretamente aos seus usuários, permitindo uma comunicação muito mais direta e servindo como uma poderosa ferramenta de marketing para o seu negócio. 

O App do Magazine Luiza é um dos que usa a estratégia para disparar promoções e converter mais vendas no aplicativo. As notificações em push podem ser utilizadas também para divulgar o lançamento de uma nova coleção ou lembrar um cliente que não faz compra há muito tempo na loja. 

UX personalizada

UX (sigla para user experience) é o nome que se dá ao conjunto de estratégias pensadas para melhorar a experiência do usuário em um aplicativo. Estas estratégias incluem eliminar obstáculos de utilização e tornar a navegação mais fluida. 

Com a usabilidade facilitada e personalizada para a sua persona (cliente ideal do seu negócio), a possibilidade de compra é muito maior.

Para saber mais sobre UX, confira o post  Por que UX design e UI design para aplicativos mobile são importantes? no blog da Capptan.

Promoções exclusivas para app

Promoções e cupons exclusivos para usuários do App são uma das maneiras mais populares de fidelizar o cliente e monetizar o aplicativo. A estratégia é muito usada por aplicativos de sucesso como Rappi e iFood. 

Dados sobre o usuário

Os aplicativos podem coletar diversos dados sobre os usuários. Essas informações podem ser de grande valia estratégica para a sua empresa: localização, histórico de vendas, métricas, taxa de conversão, índice de instalação e desinstalação.

O acesso aos dados permite que o seu negócio conheça os clientes de uma forma profunda e possibilita que o e-commerce crie campanhas e promoções relevantes e personalizadas para o usuário final.

Porém, é essencial que o aplicativo peça consentimento dos usuários para captar esses dados e siga as bases legais da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Um bom app confere credibilidade à sua empresa

Segundo a Latitude, 61% das pessoas têm uma opinião melhor sobre a empresa quando uma boa experiência mobile é oferecida. Logo, seu negócio pode transmitir mais credibilidade e aprimorar sua reputação através de um bom aplicativo mobile.

Compras por impulso são geralmente feitas por smartphone

Segundo estudo da Manchester Business School, as compras feitas por impulso fazem 81% das transações realizadas por smartphone, consequentemente, as empresas que possuem aplicativos terão mais chance de que os usuários comprem dessa forma.

Porém, é preciso que o app tenha agilidade e um carregamento rápido, pois, a cada 100ms (ou 0.1 segundos) aumentado no tempo de carregamento, as vendas diminuem em 1%, segundo a Amazon.

Complementa as vendas nas lojas físicas

De acordo com um levantamento da Deloitte, 60% dos compradores mobile acessam seus smartphones enquanto estão dentro da loja física e 50% acessam a caminho da loja. Isso demonstra uma sinergia entre o online e offline, que pode ser bastante benéfica para a sua empresa.

Lucro

Os usuários de smartphones gastam 50% mais do que os usuários que fazem compras por computador, conforme estudo da Adobe.

Perspectiva de crescimento

Um levantamento do setor de inteligência do site americano Insider prevê que o volume de vendas do e-commerce mobile nos Estados Unidos deve chegar a 488 bilhões de dólares de lucro em 2024.

Uma outra previsão, desta vez feita pelo  World Advertising Research Center (WARC), indica que quase três quartos (72%) de todos os usuários mundiais  acessarão a internet exclusivamente através de Smartphones em 2025.

Logo, é essencial que as empresas tirem proveito desse mercado em expansão o quanto antes.

Atendimento personalizado

O fato do aplicativo possuir dados do usuário implica na possibilidade de disparar notificações customizadas para cada cliente, fazendo com que sua empresa se comunique de forma muito mais direta.

Pelo lado do cliente, também fica mais simples para  sugerir, reclamar e dar feedbacks. Assim, diversos usuários podem fornecer informações valiosas para as diversas áreas da empresa de forma imediata. 

Com esses retornos em mãos, é possível evoluir o serviço e a experiência oferecida pelo seu negócio.

Funções Offline

O usuário pode ter acesso a funcionalidades do app mesmo em momentos em que não tem acesso a internet, como por exemplo: catálogo de produtos, disparo de alertas offline, entre outros.

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