Mobile Marketing: o que é e quais estratégias usar no seu aplicativo

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Mobile Marketing: o que é e quais estratégias usar no seu aplicativo

capptan news| Views: 477

Atualmente, o Brasil tem mais celulares e outros dispositivos móveis do que seres humanos. Segundo pesquisa feita pela FGV em 2020, O Brasil tem 424 milhões de dispositivos digitais ativos, o que inclui computadores, notebooks, smartphones e tablets.

Esses dispositivos também são utilizados para efetuar compras. Conforme o relatório Webshoppers 41, as vendas eletrônicas feitas via celulares ultrapassaram as vendas feitas por desktop no Brasil ao final de 2019.

Diante desse cenário, é possível dizer que uma boa ação de marketing não pode, de forma alguma, deixar o mobile de fora atualmente. Este é o cenário onde o Mobile Marketing ganha relevância crescente.

Mas o que é Mobile Marketing exatamente e o que isso pode fazer pelo seu aplicativo? Para saber mais, continue lendo este artigo da Capptan, especialista no assunto.

O que é Mobile Marketing?

Mobile marketing é uma técnica de marketing online criada com foco nos dispositivos móveis.  Ou seja, são ações direcionadas para usuários de qualquer aparelho: celular, tablet, notebook, smartwatch, videogames portáteis e outros.

O termo surgiu no início dos anos 2000 com as campanhas publicitárias transmitidas via SMS (mensagem de texto), impactando especificamente o usuário mobile de forma instantânea.

Os meios foram evoluindo e se diversificando. Hoje, temos acesso às redes sociais, websites, chatbots, post em blogs, e-mail, aplicativos, além do já citado SMS. Em resumo, todos eles podem ser um veículo para uma campanha de mobile marketing.

Vantagens

Mercado aquecido

Além do Brasil ter mais celulares do que habitantes, outro fato que chama atenção é que a maioria dos brasileiros efetua compras online. Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 86% dos consumidores efetuaram, pelo menos, uma compra em lojas online no último ano.

Portanto, as empresas que dominarem técnicas de marketing pensadas para mobile terão acesso a este grande mercado, gerando uma decisiva vantagem competitiva.

Credibilidade

De acordo com um estudo da Latitude, 61% das pessoas têm uma opinião melhor sobre a empresa quando uma boa experiência mobile é oferecida.

Lucratividade

Os usuários de smartphones gastam 50% mais do que os usuários que fazem compras por computador, conforme estudo da Adobe.

Mercado em expansão

Segundo um levantamento feito em conjunto pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e pela Neotrust, cerca de 20,2 milhões de consumidores realizaram uma compra pela internet pela primeira vez em 2020. Ou seja, o potencial de crescimento é enorme e a sua empresa terá vantagem competitiva se explorar a estratégia de forma assertiva e com velocidade.

Como aplicar o Mobile Marketing em sua empresa?

App Marketing

É o Marketing feito para que os usuários baixem um determinado aplicativo e também o mantenham instalado. Além da vantagem clara de manter o cliente na sua base, a ação ajuda a aumentar o ranqueamento do app nas lojas da Apple e Google.

Alguns exemplos de app marketing são: anúncios exibidos em dispositivos móveis, uso de vídeos de introdução, links patrocinados nos mecanismos de busca e ações de influência, com a contratação de influenciadores digitais.

Site otimizado para dispositivos móveis

Além dos aplicativos, os usuários frequentemente acessam websites comuns. Logo, é importante que a sua empresa tenha um site responsivo, otimizado e pensado para os usuários mobile.

Deve-se pensar, com especial atenção, na navegação e no layout, para que ambos sejam amigáveis para o acesso em celulares e outros dispositivos. Outro ponto importante é que as imagens sejam carregadas rapidamente, independente da conexão utilizada.

Marketing por localização

O GPS pode ser um grande aliado para o seu Mobile Marketing. Afinal, por ser uma ferramenta de localização, ele será importante para direcionar campanhas relevantes para o contexto em que o usuário está inserido.

Aplicativo próprio

Segundo um levantamento do site Bank my Cell publicado em 2021, um usuário de smartphone checa o seu aparelho 63 vezes por dia em média. O número tem 16 checagens a mais que o observado no período 2018 – 2019.

Por isso, possuir um aplicativo próprio aumenta as chances da empresa estar no radar dos usuários e ainda confere credibilidade à sua empresa.

QR Code

QR Code (ou Código QR) é um código, que pode ser escaneado com a câmera de qualquer dispositivo móvel de forma semelhante a um código de barras, com o objetivo de direcionar o usuário para algum lugar digital. 

Neste novo ambiente virtual, a pessoa pode encontrar um texto, dados de contato, uma mensagem, um vídeo promocional ou um endereço da web.

A sua empresa pode inserir um QR code em diversos objetos: outdoors, panfletos, embalagens, e-mails, mídia impressa (jornais e revistas), ingressos, vitrines, entre outros. 

Nas campanhas que se utilizam de QR Code, o usuário, ao escaneá-lo, pode se inscrever em uma newsletter, participar de um sorteio, garantir um desconto exclusivo, curtir as redes sociais, acessar o site do produto, entre outras possibilidades.

Mídias Sociais

Dos 7,6 bilhões de habitantes de nosso planeta, 3,1 bilhões (42%) são usuários ativos nas mídias sociais e 2,9 bilhões (39%) acessam pelos dispositivos móveis. 

Portanto, as mídias sociais são uma poderosa ferramenta para o mobile marketing, para o atendimento aos clientes de sua empresa e para a criação de conteúdo relevante.

Outras estratégias de Mobile Marketing para trazer ao seu negócio:

  • Envio de cupons e campanhas via SMS.
  • Interagir com uma lista de clientes por e-mail e acompanhar/metrificar todas as ações tomadas durante a jornada de compra.
  • Impactar os possíveis clientes do seu negócio com produtos e promoções especiais via e-mail, para pessoas que já demonstraram interesse.
  • Usar outros aplicativos, que tenham o mesmo público que o seu negócio, para divulgar uma ação.
  • Fazer campanhas de Facebook Ads e Instagram Ads.

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