Métricas de app

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Métricas de app: 10 indicadores para medir o sucesso

capptan news| Views: 1534

Atualmente, estima-se que exista cerca de 5,13 milhões de apps no mundo, segundo estimativas do site Statista, considerando os aplicativos disponíveis no Google Store e Apple App Store somados.

Outra estimativa do RiskIQ chega a considerar um número ainda maior de 8,93 milhões de apps. Logo, em um mercado tão vasto e competitivo, como é possível saber se o app do meu negócio está fazendo sucesso? Quais os critérios para efetuar uma medição?

Neste artigo apresentaremos algumas métricas para verificar o desempenho de seu app.

Métricas de app para medição de sucesso

Downloads

O número de downloads, sem dúvida, é uma métrica importante a ser analisada por toda empresa criadora de apps.

Todavia, a quantidade de downloads isolada nem sempre é um indicativo de sucesso e deve ser analisada em conjunto com outras métricas para um panorama mais exato, como, por exemplo, o número de instalações e desinstalações e a quantidade de conversões.

Embora exista um mercado de downloads pagos, 98% da receita dos aplicativos vem de apps gratuitos.

Instalações e Desinstalações

Monitorar o número de instalações e desinstalações pode não só ser um indicativo de sucesso como também um modo de perceber possíveis falhas técnicas (erros no sistema operacional, falhas de download, etc.).

Importante notar ser perfeitamente possível que um app seja baixado e não seja instalado ou utilizado pelo usuário: dados do Statista mostram que cerca de 25% dos apps no mundo foram acessados apenas uma vez após o download (no período entre 2010 e 2019).

Conversões

A conversão ocorre quando um usuário realiza alguma ação importante para a sua empresa: pode ser uma compra efetuada, seguir nas redes sociais, preencher um formulário, uma conta criada no app, entre outras ações.

As conversões podem ser um excelente indicador do ROI (Retorno sobre Investimento) de seu App, em outras palavras: para verificar quantos usuários geram resultados de fato para a sua empresa.

Esta medida é tão importante que empresas bem-sucedidas investem constantemente em CRO (Conversion Rate Optimization, a otimização da taxa de conversão). Segundo a Wordstream, as ferramentas para aumento de CRO costumam ter um ROI de 223%.

Para calcular a taxa de conversão basta dividir o número de pessoas convertidas pelo número de visitantes.

Taxa de Churn

A taxa de churn (também conhecida como taxa de rotatividade) revela o fluxo de clientes que deixaram de utilizar o app em determinado período, seja através de um cancelamento de assinatura ou inscrição, desinstalação do app ou outra forma de abandonar o uso.

A taxa pode ser calculada pela seguinte fórmula matemática: total de usuários perdidos no mês/ano ÷ (usuários no início do mês/ano + usuários adquiridos no mês).

Taxa de Retenção

É a quantidade de usuários ativos do aplicativo, interagindo com seus serviços e funções desde o uso inicial, permitindo conhecer melhor os clientes fidelizados, algo essencial para as estratégias de marketing e segmentação.

O rastreamento das taxas de retenção é particularmente importante após o patch ou a implementação de novos recursos e atualizações.

Permissões

Usuários que permitem recursos como notificações em push e câmera são geralmente mais engajados, o que faz com que o número de permissões efetuadas seja um indicativo de retenção.

Crash

Trata-se da frequência de falhas e bugs do aplicativo. Assim como o número de downloads, é importante que o crash seja analisado em conjunto com outras métricas (taxa de desinstalação, avaliações, classificação por estrelas) para uma real ideia do estado atual do app.

MAU/DAU

Ambas medem o envolvimento do usuário com o aplicativo, sendo a única diferença o período medido: O MAU (Monthly Active Users) avalia os usuários ativos mensalmente e o DAU (Daily Active Users) diariamente.

Métricas de app por estrelas nas lojas de aplicativo

Os filtros de classificação de 5 estrelas, bem como as avaliações de usuários, podem aumentar a visibilidade e a relevância do app na loja virtual.

Segundo pesquisa da empresa dinamarquesa Trustpilot, 88% dos usuários afirmam que dão importância às pontuações com estrelas e que 84% das pessoas verificam as avaliações de outros usuários antes de uma compra ou download.

LTV

Sigla para Lifetime Value (“valor pelo tempo de vida” em tradução livre), é a receita gerada desde o primeiro uso do aplicativo, seja através de compras, publicidade e outras formas de monetização.

Capptan: especialista em métricas de app

A Capptan é especialista em desenvolvimento de aplicativos para empresas, tendo mais de 7 anos de experiência e mais de 120 projetos de aplicativos entregues, a empresa conta com um time altamente qualificado para desenvolver apps de alto desempenho.

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