Written by

Marketing por localização – porquê apostar nele?

PAPPEANDO| Views: 1312

Empresas e profissionais de marketing estão sempre em busca de novos artifícios para conhecer melhor e se conectar aos seus consumidores.
O Marketing por localização, também chamado de marketing de proximidade, faz uso dos dados fornecidos pelo GPS dos smartphones para enviar mensagens promocionais para usuários que adentrarem determinada região. Os anúncios baseados em localização, são também conhecidos com a sigla LBA (Location-based advertising).
É uma forma sutil de atingir seus clientes, mas que dão um grande retorno, possuindo altas taxas de conversão.
Se você ainda não entendeu exatamente como funciona, temos um exemplo bem simples: uma pessoa entra no shopping e está passando por perto da sua loja, neste momento ele receberá em seu smartphone uma notificação avisando que a sua loja está com grandes promoções. Em resumo, as chances da pessoa entrar em sua loja são bem maiores. Por este motivo, essa é uma ótima ferramenta para divulgar lançamentos e promoções.
Apesar da grande maioria preferir receber mensagens do que ligações, muitos ainda podem se sentir incomodados, então é importante considerar uma mensagem de Opt In para que o usuário aceite receber mensagens promocionais da sua empresa.
Outras formas de marketing de localização:
  • LBS – Location-based services
    São similares ao LBA, mas utilizam aplicativos mobile que oferecem atrações e informações aos usuários do app, de acordo com a suas localizações. Um aplicativo bem conhecido que utiliza essa tecnologia é o Fousquare.
  • Marketing via Bluetooth
    Utiliza a já bastante conhecida tecnologia bluetooth para transferir dados à curta distância.
  • NFC – Comunicação de proximidade (Near-field communications)
    É uma tecnologia que permite que dois aparelhos que estejam bem próximos, de 2 a 20 cm de distância, troquem informações. Existem alguns aplicativos deste tipo para troca de arquivos entre pessoas. O uso para pagamentos (sem a utilização de dinheiro ou cartão de crédito) também cresceu de forma exponencial.
Cases de marketing por localização:
A mundialmente conhecida rede de sanduíches Subway fez uma campanha de marketing por localização no Reino Unido, que levava o nome de “Você está aqui”. A campanha, através do sistema de GPS de quem passava perto das lojas, enviava mensagens multimídia (MMS). A primeira mensagem era para aceitarem receber ofertas (Opt In) promocionais da rede.
Outro exemplo é de uma empresa de roupas e materiais esportivos chamada REI. Eles também fizeram uso do marketing de localização através do LBA para engajar clientes em horários e locais pré-determinados. Assim que os consumidores aceitavam receber mensagens da REI, toda vez quer passavam perto da loja, recebiam uma mensagem com algum desconto especial.
Até aí nenhuma novidade, já falamos deste mesmo tipo de campanha. Mas eles fizeram uma pesquisa onde concluíram que 69% dos usuários, informaram que os alertas com descontos aumentavam as chances de visitarem a loja. 65% disseram que já compraram na loja por causa dos alertas de compras e 73% disseram que passariam a utilizar esse serviço futuramente.
Para colocar em prática campanhas deste tipo, além da tecnologia e desenvolvimento, é necessário ter um bom conhecimento sobre o seu público, sobre a região onde o seu negócio está localizado e os concorrentes, principalmente os que possuem uma localização próxima a da sua empresa.
Está pronto para interagir com seu público de forma inovadora? Nós podemos ajudar, entre em contato! 

Comments

comments