Kotlin: desenvolvimento de aplicativos Android

Written by

Kotlin: desenvolvimento de aplicativos Android

capptan news| Views: 448

O Google anunciou em 2019 que “o desenvolvimento do Android será cada vez mais Kotlin” e não é para menos: no mesmo ano, foi considerada a primeira linguagem oficial para desenvolvimento de aplicativos Android. 

A Kotlin foi criada em 2010 pela empresa JetBrains, oriunda da República Tcheca. O nome vem da ilha Kotlin, próxima a São Petersburgo, na Rússia. No ano de 2017, esta linguagem se tornou pública. 

Segundo Andrey Breslav, líder de desenvolvimento da JetBrains, a Kotlin foi projetada para ser uma linguagem melhor do que Java, ainda que 100% interoperável com esta. 

Breslav e seu time na JetBrains decidiram batizar a linguagem de programação dessa forma por conta da linguagem Java também ter nome de ilha. Embora a linguagem Java, na verdade, tenha sido nomeada em homenagem a um tipo de café originário da ilha de Java, na Indonésia.

Kotlin foi considerada a quarta linguagem “mais amada” pelo site Stack Overflow no ano de 2020, sendo atualmente usada por empresas como Uber, Netflix e o próprio Google.

Saiba mais sobre o uso da Kotlin para a criação de aplicativos nesse artigo.

Vantagens do Kotlin:

Há diversos motivos para que o Kotlin seja uma linguagem tão popular nos dias de hoje. Nas palavras Jared Burrows, engenheiro de software do Google Home: “Com o Kotlin, há um aumento na velocidade, já que ele é mais eficaz e exige que menos código seja escrito.” 

Alguns dos prós de se utilizar Kotlin para o desenvolvimento de aplicativos são:

Concisão

Kotlin é uma linguagem extremamente concisa: utiliza cerca de 40% menos códigos para representar a mesma coisa que o Java. Isso permite um grande ganho em produtividade no processo de desenvolvimento de um app.

Sintaxe límpida

A legibilidade e a sintaxe límpida são características marcantes dessa linguagem, alguns exemplos práticos: Getters/Setters são opcionais, bem como ponto e vírgula e também as Chaves “{}”, quando não são realmente úteis.

Segurança

A linguagem Kotlin tem muitos recursos de linguagem para ajudar a evitar erros comuns de programação, como exceções de ponteiro nulo. Os apps para Android, que contêm código Kotlin, são 20% menos propensos à falha.

Interoperabilidade com Java

A empresa JetBrains criou a Kotlin baseada em Java, sendo 100% interoperável com esta, o que significa que todos os frameworks e as bibliotecas do Java podem ser utilizados no Kotlin.

Desenvolvedores que estejam familiarizados com Java poderão aprender Kotlin com facilidades e desenvolver apps desta forma.

Corrotinas

As corrotinas  (componentes de um programa que generaliza subrotinas para permitir múltiplos pontos de entrada) são maneiras de tornar o código assíncrono mais simples de se trabalhar.

Tratamento de erros

Uma das grandes vantagens da linguagem Kotlin é o fato dela tratar erros de forma automática e ter proteção contra as referências nulas (Null Safety), sendo um 

Comunidade numerosa

A comunidade Kotlin é numerosa e está em ascensão ao redor do mundo: 60% dos 1000 apps melhor avaliados na Play Store usam Kotlin, segundo o próprio Google. As contribuições dessa comunidade certamente são valiosas para os desenvolvedores de apps. 

Empresas que utilizam Kotlin

Mais de 60 dos aplicativos Google foram criados com o auxílio do Kotlin, incluindo o Google Maps, Google Drive, Google Play e Google Home (no qual a migração para Kotlin reduziu em 30% o número de falhas).

Além do Google, outras empresas de renome adotaram a linguagem: Amazon, Netflix, Pinterest, Uber, Foursquare e Coursera.

Ferramentas de desenvolvimento que aceitam Kotlin

Spring, Gradle, Vert.x, Spark Java, Codename One, JetBrains.

Nova versão Kotlin v1.5

A versão mais atualizada desta linguagem, chamada “Kotlin v1.5” foi lançada em maio de 2021.

Esta atualização conta com novos recursos de linguagem, atualizações do stdlib, uma biblioteca de teste melhorada, entre outras novidades.

Desenvolvimento de apps é com a Capptan

A Capptan ajuda a tornar a sua ideia de software uma realidade: Temos times especializados em desenvolvimento de apps Android e iOS.

A Capptan foi considerada pela Clutch como uma das melhores desenvolvedoras de apps na América Latina. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas. 

Comments

comments