Glossário dos Apps

Written by

Glossário dos Apps: termos técnicos do mercado mobile

capptan news| Views: 1451

Android, ASO, Chatbot, PWA, UX… quem mergulha no universo do desenvolvimento de aplicativos mobile deve se preparar para conhecer termos técnicos e siglas, a maioria em língua inglesa. Portanto, a Capptan oferece um glossário de apps com os os termos mais recorrentes no mundo do desenvolvimento de aplicativos mobile em ordem alfabética. Confira:

Ads

Anúncios digitais que aparecem nas redes sociais (Facebook, Instagram, Youtube), websites ou em pesquisas no Google. Os Ads podem vir na forma de links patrocinados, Rich Media (anúncios com recursos de mídia como fotos, vídeos e jogos), entre outros.

Android

Com presença em mais de 72% dos celulares do mundo e mais de 1,6 bilhões de usuários, o Android é o sistema operacional mobile mais utilizado do planeta. Baseado em Linux, está presente em celulares, tablets, carros (Android Auto) e wearables (como os relógios inteligentes). O código do sistema operacional é disponibilizado pelo Google sob licença de código aberto.

APK (Android Application Pack)

Pacote de aplicações que pode ser descompactado e instalado no sistema Android. Funciona de forma semelhante aos arquivos .exe do Windows. Os apps baixados no Google Play Store (ou fora dele) estão em APK.

APP

Abreviação da palavra em inglês “application”, Apps são os aplicativos móveis: softwares que podem ser instalados em dispositivos eletrônicos, particularmente em celulares (mas também em tablet e smart tv).

App Store

É a loja virtual de aplicativos da Apple. Nela, os usuários de iOS e iPadOS podem navegar e adquirir seus apps.

ASO

Com o número crescente de aplicativos nas App Stores, as empresas começaram a criar métodos para melhorar o ranqueamento e tornar os seus apps mais fáceis de encontrar. A esse conjunto de estratégias de otimização dá-se o nome de ASO (App Store Optimization). Um exemplo de estratégia ASO é encontrar as palavras-chave ideais para inserir no título e descrição do app na App Store.

Back-End

Em arquitetura de software, é o desenvolvimento de aplicativos mobile e também a programação que está por trás da interface de um app, permitindo o seu funcionamento.

Chatbot

Programa de computador dotado de inteligência artificial (IA) que é capaz de emular a interação verbal com um humano, respondendo perguntas dos usuários. Utilizado principalmente para atendimento ao cliente e também para obter feedbacks.

DAU (Daily Active Users)

Sigla para Daily Active User (atividades diárias dos usuários em tradução livre), trata-se da métrica de interações dos usuários com o app realizadas no período de um dia. É um instrumento para as empresas medirem o índice de uso de seus aplicativos. Alguns critérios usados para medir o DAU são: login, visitas e compras.

Front-End

Front-End é a interface gráfica com a qual o usuário interage, desenvolvida através de linguagens de programação (geralmente utilizando HTML, CSS e Javascript).

Full-Stack

Desenvolvedor Full-Stack é aquele que pode atuar tanto no Front-End quanto no Back-End, sendo portanto um profissional bastante versátil.

Google Play Store

O Google Play é para o sistema Android o que a App Store é para a Apple, em outras palavras: a loja de apps onde os usuários podem realizar os downloads. Em 2021 a loja tem mais de 2 milhões de aplicativos disponíveis.

In-App Purchase

Compra de alguma funcionalidade extra dentro do aplicativo, como, por exemplo: filtros novos para editar imagens e serviço de assinaturas.

iOS

Sistema operacional da Apple lançado em 2007 com o primeiro iPhone. Cerca de 13% dos dispositivos móveis do mundo utilizam iOS.

MAU (Monthly Active Users)

O mesmo que DAU, porém, o MAU é a métrica das interações mensais dos usuários com determinado aplicativo.

mCMS

Sigla para Mobile Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo em tradução livre. É o conteúdo que está armazenado no dispositivo (como as fotos salvas em um celular, por exemplo).

MVP (Minimum Viable Product)

A sigla MVP significa Minimum Viable Product (“Produto Minimamente Viável”, em tradução livre) e é um termo que denota a versão simplificada de um produto, mas que, apesar disso, já tem todas as suas funcionalidades principais.

Nativo

App feito exclusivamente para um sistema operacional específico (Android ou iOS). Os apps nativos têm a vantagem de acessar integralmente os recursos do dispositivo, como câmera e GPS.

PWA

Progressive Web App é um app que opera na web sendo acessado como se fosse um site, sem qualquer necessidade de instalação no dispositivo.

ROI

A sigla ROI significa “Return over Investment”, que pode ser traduzido como “Retorno sobre Investimento” em tradução livre. Trata-se da taxa de lucro: a relação entre dinheiro investido e o dinheiro ganho.

SO (Sistema Operacional)

É o software principal de um dispositivo, que faz a gestão dos recursos de hardware e também dos outros softwares. Os exemplos mais conhecidos são o Microsoft Windows para computadores pessoais e laptops e o Android para celulares.

UI (User Interface)

O UI, ou User Interface (Interface do usuário), é um termo para falar da interação entre pessoa e máquina no geral e é mais comumente utilizado para falar da interação entre pessoa e aplicativo (ou software) em particular.

Mas o que isso significa na prática? A interface do usuário lida com todos os elementos do software que podem ser percebidos sensorialmente, como elementos visuais (layouts, imagens, fotos) e sonoros.

O UI Designer (“User Interface Designer” ou “Designer de Interface do Usuário”, em tradução literal) é o profissional que executa o design das interfaces (telas) do software. Com ferramentas de design prototipação, ele transforma as funções que o Analista de Sistemas descreveu em telas que mostram como o software será.

UX (User Experience)

UX é uma sigla para a expressão em inglês User Experience (“experiência do usuário”, em tradução livre). Ela se refere a um conjunto de estratégias para enriquecer a experiência do cliente com base em designs responsivos e facilitade de navegação, com o objetivo de suscitar respostas emocionais positivas.

Desenvolvimento mobile é com a Capptan

A Capptan oferece soluções ágeis em desenvolvimento de aplicativos: com alto nível de qualidade de entrega e mais de 120 projetos de Apps entregues, a Capptan hoje é considerada uma das três melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.

Fale agora com nossos especialistas.

Comments

comments