Desenvolvimento de app iOS: o que é, vantagens e diretrizes da Apple

Written by

Desenvolvimento de app iOS: o que é, vantagens e diretrizes da Apple

capptan news| Views: 272

A Apple é uma empresa que dispensa apresentações: trata-se de uma das maiores e mais lucrativas empresas de tecnologia do mundo, tendo registrado uma receita de 64,7 bilhões de dólares em setembro de 2020.

Segundo cálculo feito pelo analista Neil Cybart, do blog Above Avalon, a Apple chegou a 1 bilhão de usuários ativos e atuais de iPhones em setembro de 2020.

Deve-se notar que, para que esse cálculo fosse mais preciso, Cybart levou em conta não só as vendas de iPhones novos, mas também as compras de versões atualizadas feitas por pessoas que já eram usuários da Apple.

Quanto ao número de aplicativos, atualmente, a App Store possui mais de 1,5 milhões de aplicativos, que foram baixados mais de 130 bilhões de vezes, segundo estatísticas da empresa de análise de dados mobile AppAnnie.

Atraídas por esse mercado lucrativo e gigante, muitas empresas estão se aventurando no mundo do desenvolvimento de aplicativos iOS.

Nesse artigo você vai saber um pouco mais sobre o sistema operacional iOS e também sobre o desenvolvimento de apps para este sistema.

O que é o sistema iOS?

Assim como o Windows é o sistema operacional padrão da Microsoft, o iOS é o sistema operacional usado nos aparelhos fabricados pela Apple, sendo que a empresa não permite sua utilização por hardwares de outras empresas.

iPhones, iPads, iPods touch, Apple TV: todos esses dispositivos móveis utilizam o iOS, cuja versão mais recente é a décima-quarta (iOS 14), lançada oficialmente em setembro de 2020.

Porém, a história se inicia no ano de 2007, quando Steve Jobs lançou o iOS, ainda com o nome original de iPhone OS, pois foi disponibilizado no mercado justamente com o advento do primeiro iPhone (o iPod Touch seria lançado um mês depois).

Passo a passo para criar um aplicativo iOS

Para criar um aplicativo iOS, é necessário utilizar um computador Mac (iMac, Mac Pro ou MacBook Air), pois o sistema operacional deve ser OS X 10.6 ou superior.

O próximo passo é baixar e instalar o Xcode (o ambiente de desenvolvimento integrado da Apple), o que pode ser feito gratuitamente.

Baixado o Xcode, pode-se iniciar o processo de codificação diretamente nesta ferramenta. Este software inclui uma linguagem de programação da própria Apple chamada Swift, mas é possível programar em Objective-C também.

Todavia, apenas desenvolvedores registrados no iPhone Developer Program podem criar apps para este sistema operacional, bem como cadastrar o app pronto na app store.

Portanto, escolha empresas de renome como a Capptan que possuem profissionais capacitados e registrados no iPhone Developer Program (atualmente há 20 milhões de programadores cadastrados segundo o site da Apple).

Diretrizes gerais da Apple

A Apple é muito zelosa quanto a qualidade dos aplicativos: além de permitir que apenas desenvolvedores registrados criem seus apps, a gigante de tecnologia impõe uma série de diretrizes para o desenvolvimento iOS.

Segundo a própria empresa, 100 mil novos apps são avaliados por semana, sendo que a maioria dos apps é avaliada num período de 24 horas, com 60% deles sendo aprovados e 40% reprovados.

Os principais critérios da Apple para a aprovação, descritos aqui de forma resumida, são: 

Segurança

O seu aplicativo não pode conter conteúdos ofensivos, ou seja, que possam causar qualquer tipo de repulsa em seus usuários (exemplos: trazer violência -tanto violência contra humanos quanto contra animais-, temáticas explicitamente sexuais, comentários religiosos inflamados, entre outros).

A Apple também não permite a divulgação de informações falsas e dados imprecisos. Portanto, cheque todo o conteúdo antes de submeter à empresa.

Além do mais, a aplicação não pode, de forma alguma, trazer danos ao celular onde será instalado, nem oferecer qualquer tipo de prejuízo ao usuário.

Performance

O seu aplicativo deve funcionar perfeitamente, sem a ocorrência de bugs nem nada que possa perturbar o funcionamento normal do celular. Ademais, deve cumprir exatamente o que a propaganda promete.

Versões demo, beta, ou trial não podem ser publicadas na App Store: a empresa recomenda que o TestFlight (um serviço online da Apple em que desenvolvedores podem instalar e testar aplicativos) seja usado nesses casos.

Deve-se prestar atenção ao consumo de bateria e também ao tamanho do programa (que não deve ultrapassar 100 MB). 

Além disso, seu app deve ser compatível com o maior número de versões do iOS possível para ter uma performance ainda melhor.

Modelo de negócio

Seja claro quanto ao seu modelo de negócio e suas formas de monetização: não tente inflar artificialmente o número de usuários ou click-through de anúncios, nem restringir o uso de seu app através de critérios arbitrários (como localização por exemplo).

Design

A parte de Design é uma das mais valorizadas pela Apple: suas diretrizes são detalhadas e extensas, convém uma leitura atenta no site da empresa.

De forma geral, alguns dos princípios de Design mais bem-vistos pela Apple são: integridade estética (design coerente com o tipo de serviço oferecido), consistência (integração entre interface, ícones e texto) e funcionalidade mínima.

Questões Legais

O aplicativo deve estar em conformidade com as leis e normas locais.

Dicas adicionais

  • No dia 31 de agosto de 2020 a Apple decidiu que os desenvolvedores podem sugerir mudanças nas diretrizes, o que é interessante para quem pensa fora da caixa.
  • A Apple costuma listar os principais motivos pelos quais os aplicativos submetidos costumam ser rejeitados. Os motivos mais comuns são: falhas no desempenho, links quebrados, informações incompletas e conteúdos adultos e políticos.
  • Mesmo após a aprovação, a Apple exige que a aplicação esteja sempre atualizada para manter o engajamento de seus usuários.

Capptan: desenvolvimento de aplicativo iOS

A Capptan cria excelentes aplicativos para iOS com uma equipe de desenvolvedores aderentes ao iPhone Developer Program e todos os guidelines da Apple).

Entre em contato com a Capptan e desenvolva seu aplicativo iOS.

Comments

comments