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Desenvolvimento de aplicativos no Brasil

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Os aplicativos e as suas funções praticamente substituíram muitos objetos que eram comuns há alguns anos, como, por exemplo: o relógio de pulso, o despertador, a calculadora, o mapa, a câmera fotográfica, a televisão, o rádio e as enciclopédias.

Ademais, há também os aplicativos que permitem experiências e utilidades que seriam impossíveis no passado, como trocar mensagens instantaneamente (WhatsApp, Messenger), reconhecer canções (Shazam), chamar um táxi em qualquer lugar do mundo (99taxi, Uber), entre outras que mudaram definitivamente o nosso estilo de vida.

A Pandemia causada pelo Covid-19 trouxe uma queda na venda de smartphones em território brasileiro (o IDC, instituto especializado em pesquisa de mercado, aponta queda de até 15% na venda de smartphones na América latina), em contrapartida, trouxe um aumento expressivo no uso (e downloads) de aplicativos.

O tempo diário médio que o brasileiro passa utilizando aplicativos é de 3 horas e 40 minutos, segundo a consultoria App Annie (especializada no mercado digital). O mesmo estudo indica que o brasileiro mantém cerca de 70 aplicativos instalados, com uso médio real de 30 apps.

Esse grande número de aplicativos e o tempo que os usuários investem neles acaba se traduzindo em ganhos: segundo o Appsflyer, os downloads brasileiros de apps são os que mais se convertem em usuários pagantes (através de serviços premium, por exemplo).

Mercado de aplicativos no Brasil

Ainda de acordo com o Appsflyer, em 2020 os aplicativos brasileiros representaram 18% das instalações de apps na América Latina contra 8% em 2018. Sendo que a receita cresceu 50% durante a pandemia.

Desta forma, o mercado de apps, que já valia cerca de US $1,3 trilhões em 2019, tem estimativa de crescimento para cerca de US$6,3 trilhões de dólares em todo o mundo até 2021, segundo relatório da empresa App Annie.

De olho na crescente lucratividade do setor, muitas empresas estão se engajando na criação de apps: segundo dados são da Pew Research Center, o Brasil detém hoje a segunda colocação em desenvolvimento de aplicativos, sendo o nosso país uma opção bastante viável para investidores e empresas de tecnologia.

Desafios do mercado de aplicativos

No entanto, ainda que esteja em uma fase positiva, o mercado também apresenta alguns desafios a serem superados pelos desenvolvedores e empresas do ramo, alguns desses desafios são:

Operacionais

Dentre os desafios operacionais para desenvolvimento de apps, é relevante citar: a manutenção de um alto desempenho utilizando o mínimo de memória RAM possível e adequação a diferentes sistemas operacionais (SOs) disponíveis (Android e IOS).

Diversidade de Plataformas

É possível criar aplicativos para Android e iOS (Apple), sendo que cada uma dessas plataformas tem um público diferente e requerem desenvolvimento em linguagens de programação específicas.

Existem os aplicativos híbridos, ou seja, capazes de operar em mais de uma plataforma. Porém, é possível que este apresente problemas em desempenho em relação ao nativo (criado especialmente para uma plataforma) a depender do tipo de aplicativo, embora o desenvolvimento híbrido esteja apresentando ótimo desempenho atualmente.

A empresa criadora do aplicativo deve ter todos esses aspectos em mente para criar um plano de ação eficiente antes mesmo do desenvolvimento do app.

Concorrência

Há um número elevado de aplicativos no Brasil: apenas na área de transporte, o Brasil tem cerca de 550 apps disponíveis (entre concorrentes diretos do Uber e outros de alcance local). Sem contar a possível competição com apps estrangeiros.

Portanto, quem se aventurar na criação de apps deve pensar em estratégias para encontrar um nicho e se destacar no mercado. 

Investimento

A criação de um aplicativo é complexa e envolve uma gama de profissionais altamente qualificados, sendo: Desenvolvedor, Designer, Analista de sistemas, Arquiteto de Software, UX Designer, Gerente de Projetos, entre outros. 

É fundamental reunir um time de criação competente para obter funcionalidade e design atraente nos apps.

Manter o engajamento

Manter o engajamento daqueles que já são usuários também é um obstáculo: segundo pesquisa feita pela CA Technologies, a paciência de 44% dos brasileiros dura de um a três segundos para um app, caso não ofereça uma resposta satisfatória, sendo que 14% dos participantes declararam que nunca mais voltariam ao app.

Este grau de tolerância é mais baixo que a média mundial (que é de seis segundos em média), o que traz desafios adicionais para os desenvolvedores, que devem investir em uma boa usabilidade. 

Para isso, é importante que na metodologia do desenvolvimento do app, sejam feitos testes de garantia de qualidade do produto digital ofertado.

Estratégias para otimização de Apps

Tendo em vista todos esses possíveis obstáculos ao crescimento, as companhias têm adotado técnicas para se destacar no mercado, as que têm sido prevalentes são: inteligência mobile, inteligência de views e mobile performance.

ASO (App Store Optimization)

ASO é a sigla para App Store Optimization (“Otimização nas lojas de aplicativos” em tradução livre), trata-se de um conjunto de estratégias para melhorar o ranqueamento dos apps, torná-los visíveis e próximos dos clientes finais nas lojas de aplicativos como Google Play e App Store.

ASO possui 3 objetivos principais: Encontrar as palavras-chave ideais, atingir um bom ranqueamento com elas e aumentar o número de downloads do aplicativo.

Inteligência de Reviews

A Inteligência de views é a análise de reviews e comentários de usuários sobre o aplicativo, com o objetivo de mediar as impressões do público e aumentar a conversão e número de download.

A Inteligência de Views utiliza técnicas de Machine Learning (inteligência artificial na qual uma máquina pode, de certa forma, aprender sozinha) para esta análise.

A criação e o desenvolvimento de aplicativos cada vez mais diversos, funcionais e de fácil utilização mudaram a sociedade, fazendo com que a maioria da população tenha um estilo de vida cada vez mais permeado pela tecnologia. 

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A Capptan possui o time de especialistas que sua empresa precisa para desenvolver um app, com mais de 8 anos de experiência e tendo mais de 120 projetos de Apps entregues, a empresa é considerada uma das três melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina.

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