Criar app em PWA: o que saber antes de criar o seu

Written by

Criar app em PWA: o que saber antes de criar o seu

capptan news| Views: 567

Você pode não ter ouvido falar dos PWA ainda, mas certamente já deve ter utilizado algum deles, como o Twitter Lite e o Tinder, por exemplo, além de outros que se tornam progressivamente mais conhecidos e por boas razões. 

Segundo dados do AppsFlyer, site especializado em análises de marketing de aplicativos, mais da metade dos aplicativos baixados em 2020 são desinstalados em 30 dias.

Sendo assim, os Progressive Web Apps representam uma das maiores apostas de empresas como Google e Microsoft. Afinal, eles não precisam ser instalados nos dispositivos móveis: basta um simples acesso à URL.

Quer entender mais sobre PWA e tudo o que você precisa saber antes de criar um para a sua empresa? Continue lendo esse artigo da Capptan.

O que é um PWA?

O conceito PWA (Progressive Web App) foi lançado em 2015 por Frances Berriman e Alex Russel, dois profissionais que fizeram parte da equipe que desenvolveu o Google Chrome. 

Uma espécie de meio-termo entre os aplicativos para celular, sites comuns e WebApps (sites que se comportam como os aplicativos), os PWA combinam características e vantagens de todos esses.

Como os web apps e sites, os PWAs podem ser utilizados sem a necessidade de downloads. Além disso, possuem recursos semelhantes aos dos aplicativos mobile, como o envio de notificações e a geolocalização.

A interface e a usabilidade de um bom PWA é muito semelhante a de um app nativo, ou seja, um app feito especialmente para uma determinada plataforma: Android ou iOS, por exemplo.

Nas palavras de Alex Russel, um de seus criadores, os PWAs: “não são empacotados e implantados em lojas, são apenas sites que tomaram todas as vitaminas certas … Eles vão se tornando, progressivamente, uma espécie de aplicativos”.

Quem usa?

Forbes

 A Forbes relatou aumento de 100% na taxa de engajamento e o número de leitores que completam um artigo sextuplicou.

Segundo Salah Zalatimo, vice-presidente sênior de Produto e Tecnologia da Forbes Media: “Reformulamos completamente nossa abordagem à inovação de produtos para podermos responder melhor à maneira como nossos leitores estão consumindo conteúdo e lidar com as rápidas mudanças no mercado.” 

Tinder

Segundo informações divulgadas pelos próprios responsáveis pelo Tinder, os usuários editam seus perfis mais vezes no PWA do que no app.

OLX

 A gigante holandesa de comércio online disponibilizou o seu próprio PWA. Ainda que não esteja disponível em todos os países, a aplicação trouxe resultados positivos, como o aumento do engajamento em 250% e a redução de 80% nas taxas de rejeição.

Outras grandes empresas também criaram o seu próprio PWA: AliExpress, Pinterest, Lancôme, The Washington Post e Starbucks, além de sites conhecidos como 9GAG e Google Maps.

Características

Para ser considerado um PWA, o aplicativo deve atender 10 conceitos-chave criados por Alex Russell. São eles:

  • Progressivo: criado com aprimoramento progressivo, funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador.
  • Responsivo: se adequa a qualquer formato: desktop, celular, tablet ou o que for inventado a seguir.
  • Independente de conectividade: aprimorado com service workers para trabalhar offline ou em redes de baixa qualidade.
  • Semelhante a aplicativos: parece com aplicativos nativos para os usuários, com interações e navegação similares ao de apps comuns, pois é compilado no modelo de shell de aplicativo.
  • Atual: sempre atualizado graças ao processo de atualização do service worker.
  • Seguro: fornecido via HTTPS para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado.
  • Descobrível: pode ser identificado como “aplicativo” graças aos manifestos W3C e ao escopo de registro do service worker, que permitem que os mecanismos de pesquisa os encontrem.
  • Reengajáveis: facilita o reengajamento com recursos como notificações push.
  • Instalável: permite que os usuários “guardem” os aplicativos mais úteis em suas telas iniciais sem precisar acessar uma loja de aplicativos.
  • Linkável: facilmente compartilhável por URL (link). Não requer instalação complexa.

Vantagens

Desenvolvimento simplificado

Uma das grandes vantagens do WebApp é que requer menos tempo e investimento para ser desenvolvido. É uma boa forma para uma empresa oferecer um novo canal para relacionamento com seus clientes ou uma ferramenta para facilitar as atividades de seus funcionários.

Multiplataforma

Em vez de desenvolver uma aplicação para iOS, Android, Windows, macOS e Linux, a solução atende a todos os sistemas, incluindo Chromebooks, smartTVs e outras tecnologias.

Experiência similar a um aplicativo nativo sem necessidade de download

Como já citado anteriormente, um PWA tem funcionalidades similares às de um aplicativo (como geolocalização, câmera, GPS e microfone, por exemplo). Porém, o usuário não necessita baixá-lo, deixando a memória do dispositivo móvel livre. Os PWAs são capazes inclusive de funcionar offline.

Possibilidade de notificações em push

Notificações em push são mensagens enviadas por aplicativos e sites diretamente aos seus usuários, podendo servir como uma poderosa ferramenta de comunicação e marketing.

Um exemplo deste recurso para o aumento de receita é a empresa saudita eXtra Electronics, que conseguiu gerar 100% a mais em vendas graças às notificações em push de seu PWA.

O que é necessário para criar o seu?

Desenvolvimento

O desenvolvimento de um PWA é similar ao de um aplicativo regular: as linguagens utilizadas costumam ser HTML5, CSS, JavaScript, e JS frameworks. 

Certificado SSL

O seu PWA deve estar nos padrões https, o que significa que a hospedagem deve estar cadastrada em um servidor de confiança.

Inspeção

Após o desenvolvimento, o seu PWA deve passar por uma inspeção. Um dos aplicativos de inspeção mais conhecidos é o Lighthouse.

Outros requisitos para um bom PWA podem ser checados nesta página do próprio Google.

Conclusão

De acordo com Henrik Joreteg, consultor em Mobile Web: “PWA é a maior coisa que aconteceu no mundo dos dispositivos móveis desde que Steve Jobs lançou o iPhone!”.

Se os PWA terão tamanha importância no futuro, só o tempo dirá, porém o fato é que os Progressive Web Apps vieram para ficar e a expectativa é que sejam adotados por outras grandes empresas e apresentem ainda mais evolução.

Criar PWA de qualidade é com a Capptan

A Capptan é especialista em desenvolvimento em PWA, tendo mais de 7 anos de experiência e mais de 120 projetos de aplicativos entregues, a empresa conta com um time altamente qualificado para desenvolver progressive web apps.Converse com os especialistas da Capptan, e saiba como lançar aplicativos de sucesso.

Comments

comments