Como melhorar a UX de um aplicativo

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Como melhorar a UX de um aplicativo?

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Muitos especialistas em tecnologia afirmam que estamos entrando em uma era de “clientecentrismo” (uma tradução livre dos termos “customer centric’ e “client-centric”, em inglês). Nela, a experiência do cliente é a parte mais importante de todo o processo de desenvolvimento.

Logo, não é de se estranhar que a sigla UX esteja se tornando cada vez mais popular. Atualmente, possuir profissionais de UX na equipe é essencial em qualquer empresa de desenvolvimento de aplicativo que almeja se destacar no mercado.

Mas o que é o UX exatamente e o que pode fazer para o desenvolvimento de seu app? Saiba mais neste artigo da Capptan:

O que é UX?

UX é uma sigla para a expressão em inglês User Experience (“experiência do usuário”, em tradução livre). Ela se refere a um conjunto de estratégias para enriquecer a experiência do cliente, tendo como objetivo oferecer um design responsivo.

O termo foi popularizado por Don Norman durante seu período na Apple nos anos 90. Embora os profissionais de UX sejam associados ao desenvolvimento de sites e aplicativos, hoje isso extrapolou o universo da tecnologia. 

Empresas de vários outros ramos têm equipes de UX, que trabalham para a criação de produtos não-digitais, por exemplo.

O processo de formação das experiências do usuário é essencial para o UX: da impressão adquirida em um primeiro momento até a consolidação de uma memória sobre o produto, passando por percepções e motivações. O UX atua nesse processo.

Segundo uma pesquisa do Google, um em cada cinco apps instalados é esquecido pelos usuários do Reino Unido (fenômeno conhecido como “app-nésia”). Um bom trabalho de UX busca impedir que isso aconteça.

Como funciona?

Em seu dia a dia, o UX designer e outras pessoas envolvidas no processo procuram visualizar toda a jornada do usuário. O objetivo é identificar as necessidades do público daquilo que está sendo desenvolvido ou aprimorado. 

Para atingir isso, o profissional trabalha em várias etapas: 

  • Analisa o que o usuário sente ao utilizar o aplicativo
  • Define uma persona (usuário padrão)
  • Efetua pesquisa
  • Analisa a interação e o design
  • Testa o design antigo
  • Participa da prototipagem e testagem
  • Sugere soluções

Para fornecer um exemplo prático, o fato de uma tela de app demorar pra carregar impacta negativamente o usuário, portanto, o profissional de UX deve identificar e desobstruir esse obstáculo.

Embora não exija uma formação específica, um bom profissional de UX deve possuir conhecimentos em algumas áreas:

  • Design de Interação
  • Arquitetura da Informação 
  • Storytelling
  • Psicologia

Mas acima de tudo, deve entender de pessoas.

Como melhorar a UX de um aplicativo?

Crie conteúdo personalizado

Use os dados do usuário a seu favor para criar conteúdo personalizado. Esses dados podem ser últimos pedidos, forma de pagamento e outros.

Além disso, existe sempre a possibilidade de perguntar as preferências ao próprio usuário, desde que o questionamento seja feito da forma menos invasiva possível. 

O convite para participar de uma pesquisa rápida é um bom exemplo de como fazer isso.

Sempre facilite o preenchimento de dados

Boa parte dos usuários não aprecia o momento de preencher dados. Por conta disso, peça apenas as informações realmente necessárias e crie recursos para que esse processo seja o mais curto e breve possível.

A memorização de login e a possibilidade de integrar dados de redes sociais são duas ideias que costumam ajudar bastante. 

Ações simples como essas fazem toda a diferença na relação que o usuário/cliente terá com o seu app.

Considere o contexto de uso

A mobilidade e a praticidade do uso dos apps de celulares em qualquer lugar implica em situações onde o usuário não estará no contexto ideal para utilizá-lo:

  • Lugar barulhento
  • Pouca ou muita luz ou luminosidade
  • Dificuldade de se concentrar 100% na tela

Um bom trabalho de UX em uma fábrica de aplicativos deve levar em conta todos os possíveis contextos de uso, para que a experiência seja satisfatória em qualquer situação.

Atenção à Agilidade e Usabilidade

Os usuários têm pouca tolerância com aplicativos que tenham baixo desempenho. Segundo um estudo feito pela Dynatrace, 75% dos usuários de smartphones simplesmente abandonam o aplicativo caso apresente lentidão ou algum tipo de problema. 

Sendo assim, dentro de uma empresa de desenvolvimento deve haver uma sinergia entre a equipe de UX e o time de programação para que o App seja o mais ágil e funcional possível.

Ux Writing

O UX Writing lida com estratégias de conteúdo focando na experiência do usuário. No contexto dos aplicativos, os profissionais de UX Writing selecionam as palavras de forma minuciosa na hora de criar o conteúdo textual do app (título e subtítulo, menu, mensagens de erro, entre outros). 

Os textos devem ser fluidos e atraentes para o usuário final.

Como está o seu app?

Ele atende todos esses parâmetros e oferece uma experiência de excelência para o usuário? 

Se você tem dúvida ao responder essa pergunta, a Capptan pode te ajudar.

Temos times especializados em UX para que a experiência de uso do app esteja em sintonia com os usuários. 

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