Como escolher um desenvolvedor de aplicativo

Written by

Como escolher um desenvolvedor de aplicativo?

capptan news| Views: 1389

O Brasil tem mais aparelhos de celular smartphone do que seres humanos: segundo pesquisa conduzida pela FGV em 2020, o país possui 234 milhões de smartphones, o que supera o número de pessoas (211 milhões segundo censo do IBGE no mesmo ano).

Esse grande número de aparelhos se reflete no número de aplicativos: de acordo com o Appsflyer, em 2020 os aplicativos brasileiros representaram 18% das instalações de apps na América Latina contra 8% em 2018. Sendo que a receita cresceu 50% durante a pandemia.

Muitas empresas brasileiras em nosso país têm criado os próprios apps, seja através de equipes próprias ou com o auxílio de uma fábrica de aplicativos.

Hoje, o Brasil tem a segunda colocação em desenvolvimento de aplicativos, segundo dados do Pew Research Center (Think tank americano que faz medição de tendências pelo mundo).

Em um mercado cada vez maior e mais competitivo, um número crescente de empresas especializadas em criação de aplicativos vem surgindo, mas quais critérios adotar para escolher um desenvolvedor para o seu aplicativo?

Nesse artigo nós vamos te auxiliar a escolher o melhor desenvolvedor de aplicativo para a sua empresa.

Avaliação de necessidades

O primeiro passo é a avaliação das necessidades: tanto as necessidades da empresa (que tipo de aplicativo criar, quais as vantagens, qual seria o retorno) quanto dos futuros usuários (qual solução o futuro app trará).

A Capptan participa dessa fase planejando as funcionalidades do seu app. Isso é feito após mapear o perfil dos futuros usuários e identificar, profundamente, como é o comportamento deles para criar um aplicativo que satisfaça suas reais necessidades.

Escolha do sistema operacional

A seleção do sistema operacional do aplicativo é decisiva não só para o desenvolvimento, pois determinará qual linguagem de programação será usada, qual o custo, etc. 

Como também, para atender a maior parcela de usuários finais de seu aplicativo: os portadores de smartphones iOS ou Android.

Resumidamente, o Android tem uma quantidade maior de usuários, a própria Google declarou em 2019 que 2,5 bilhões de pessoas utilizavam Android no mundo. 

Todavia, o iOS, embora seja menos popular, apresentou 900 milhões de usuários iOS em 2019, tem maior lucratividade 21,4 bilhões de dólares em 2020 contra 10,4 bilhões do Android no mesmo período, segundo pesquisa do site Business of Apps.

A Capptan tem equipes especializadas tanto no sistema iOS quanto no sistema Android. Portanto, independente do sistema operacional que a sua empresa irá trabalhar, seu aplicativo sempre terá a qualidade Capptan.

Qualidade da equipe

Como é praxe em qualquer tipo de serviço, a qualidade do resultado dependerá da qualidade e do comprometimento da equipe.

A Capptan e sua equipe de profissionais possuem diversas certificações fornecidas pela Google (Google developers expert, Associate Android Developer, Nanodegree Google) e Apple (iPhone Developer).

Cases

Verifique os apps desenvolvidos pela empresa e busque referências de outros clientes atendidos pela empresa desenvolvedora. A Capptan apresenta cases de sucesso nas quais o desenvolvimento de aplicativos foi determinante para gerar valor.

Metodologia

Existem diversas metodologias para desenvolver aplicativos como metodologias ágeis e modelo cascata, cada um com suas vantagens e desvantagens.

Sendo assim, a metodologia a ser selecionada deve estar alinhada com o seu tipo de projeto, seu orçamento e seu prazo.

Além de priorizar metodologias ágeis, um dos princípios da Capptan é desenvolver projetos junto com o cliente, garantindo não só a agilidade na entrega como uma gestão participativa durante o desenvolvimento.

Design UX/UI

As siglas “UX” (User Experience) e UI (User Interface) têm se tornado cada vez mais familiares para o público brasileiro. Esses dois conceitos são complementares e tem como objetivo fornecer a melhor experiência possível para o cliente.

O time de UI  (interface do usuário, em tradução livre), é responsável pela criação de interfaces visuais, ou de voz no caso dos assistentes virtuais e criam protótipos navegáveis.

Já o time de UX (experiência do usuário, em tradução livre) mede as percepções dos usuários e é responsável por garantir que a experiência de uso do aplicativo seja satisfatória.

A Capptan possui times de UX e UI Design para criar excelentes experiências digitais para o cliente: nosso conhecimento sobre o uso de smartphones é um diferencial importante para criar apps não só estéticamente agradáveis, mas que também sejam fáceis de usar e tenham boas notas nas lojas de aplicativos..

Lançamento e Suporte pós-lançamento

Ter um bom aplicativo disponível não basta. É necessário que a estratégia de lançamento seja eficiente o bastante para que o seu aplicativo atinja o maior número de pessoas possível

A Capptan apoia o cliente durante o lançamento e adesão da solução. Mantemos estrutura e processos para sustentar o software após a entrega.

Capptan: desenvolvendo aplicativos mobile de sucesso

A Capptan atua especificamente em desenvolvimento de aplicativos Android e iOS, usando metodologias ágeis para criar aplicativos de sucesso para a sua empresa.
Mais do que apenas criar apps, a Capptan gera valor mensurável a todos os seus parceiros. Então entre em contato com nossos especialistas para saber como podemos ajudar o seu projeto.

Comments

comments