ASO como aumentar a visibilidade do seu App Capptan

Written by

ASO: como aumentar a visibilidade do seu App

capptan news| Views: 790

Lançar um aplicativo de qualidade, com boa usabilidade e design certamente é um diferencial no mercado, mas não basta: com a enormidade de apps disponíveis nas App Stores (as lojas virtuais de aplicativos como a Google Play e a App Store da Apple), é necessário ter uma estratégia para aumentar a visibilidade e facilitar que seus futuros usuários encontrem seu aplicativo.

O número de aplicativos no mundo é gigantesco e crescente: Segundo pesquisa realizada pela empresa de consultoria e análise Sensor Tower, a Play Store e App Store (Apple) juntas somaram mais de 37 bilhões de aplicativos baixados entre abril e junho.

O cenário brasileiro é próspero: o Brasil ocupou em 2020 o segundo lugar no ranking de países com maior crescimento no mercado mobile, segundo levantamento da Pew Research Center. Contudo, se o crescimento do mercado gera boas perspectivas, apresenta o desafio de se destacar no mercado.

Em um mercado tão vasto e global, é essencial se fazer visível para o público e encontrar o seu nicho, e um grupo de estratégias que têm estado em alta no mercado atende pelo nome de ASO (O termo foi buscado 92 milhões de vezes no Google em fevereiro de 2021, segundo o Google Trends).  

ASO é a sigla para App Store Optimization (“Otimização nas lojas de aplicativos” em tradução livre), trata-se de um conjunto de estratégias para melhorar o ranqueamento dos apps, torná-los visíveis e próximos dos clientes finais.

ASO possui 3 objetivos principais: Encontrar as palavras-chave ideais, atingir um bom ranqueamento com elas e aumentar o número de downloads do aplicativo.

Mas afinal, quais são as estratégias ASO para Apps?

Palavras-chave

Toda busca por aplicativos parte de palavras-chave, portanto, é essencial medir quais as palavras mais usadas pelos usuários e pela concorrência. As pessoas costumam buscar por palavras genéricas, buscando uma solução e não o nome do app em si.

As palavras-chave principais são as que estão no nome e na descrição do app. É importante notar que as lojas de apps permitem um número diferente de caracteres. Por exemplo, a Play Store trabalha com duas descrições: a Short Description e a Description. A primeira tem um limite de 80 caracteres, enquanto a segunda pode chegar até a 4 mil.

Já a Apple permite no máximo 30 caracteres no título e subtítulo do seu app. Todavia, a visibilidade pode variar dependendo do aparelho (ao utilizar um iPhone X, por exemplo, só estarão visíveis os 19 primeiros caracteres do título e os 25 primeiros da legenda, embora todas as palavras estejam visíveis na página do app).  

Algumas ferramentas online são capazes de prover informações necessárias para o planejamento das palavras-chave, algumas delas são: SearchMan, Sensor Tower, Mobile Actions, AppCodes, Gummicube e Keyword.io.

Entenda como fazer App Store Optimization (ASO) para seu aplicativo:

Nome

Dois critérios devem ser utilizados para a escolha de palavras no título: O uso de palavras-chave já utilizadas pelo seu público-alvo para pesquisar por aplicativos e criatividade para se diferenciar dos outros apps similares.

O nome do aplicativo é editável, logo, é possível efetuar testes para verificar qual é o que traz mais usuários e gera maior engajamento. 

Ícone

A identidade visual do ícone é muito importante para angariar usuários: segundo a Storemaven (empresa especializada em ASO), os usuários levam cerca de 3 segundos para decidir se clicam em um app, e por isso, o design do ícone é tão ou até mais importante que as palavras-chave.

Gráfico de recursos

O gráfico de recursos é a imagem de capa do aplicativo na Play Store, onde podem ser usados recursos gráficos e palavras-chave. Alguns como o Rappi e a Uber usam capturas de tela do próprio aplicativo, outras como o TikTok mesclam palavras e imagens, e existem ainda as que utilizam vídeos como o Netflix.

Um bom gráfico de recursos deve apresentar  as funções do app de forma clara e ser atraente para os seus usuários alvo. Procure criar imagens personalizadas, que contenham as telas do app ou até vídeos personalizados levando em conta os principais objetivos que seus usuários têm no seu nicho de mercado. Os desenvolvedores devem estar atentos para as limitações das plataformas: a Play Store permite cerca de 18 elementos visuais: 12 na horizontal e 6 na vertical; já a App Store, 10 imagens.

Reviews

O feedback de usuários reais nas stores de aplicativos, seja  positivo ou negativo, certamente influencia o número de downloads do seu app. Incentive os seus usuários a prover feedbacks, dessa forma, seu aplicativo ganha engajamento e maior chance de aparecer nas buscas.

Utilize os canais de comunicação da empresa para responder comentários e direcione os feedbacks negativos para colher oportunidades de melhorias e reverter a experiência do cliente. 

Total de Downloads

O número de downloads é proporcional ao ranqueamento: quanto maior for o número de downloads, melhor ranqueado o seu app estará. Um app muito baixado denota um programa útil e de qualidade comprovada.

Atualizações

A frequência de atualizações é outro fator que amplia o ranqueamento nas app stores.

Conte com a Capptan para desenvolver o seu app

A Capptan tem excelência reconhecida internacionalmente, sendo considerada uma das três melhores desenvolvedoras de aplicativos da América Latina. Conheça a nossa metodologia imersiva que fará seu projeto ser estruturado com agilidade e alinhado ao seu negócio.

Converse com os especialistas da Capptan, e saiba como lançar aplicativos de sucesso.

Comments

comments