Written by

Por que UX design e UI design para aplicativos mobile são importantes?

PARA EMPRESAS DE TI, Slide| Views: 426

É muita gente usando o smartphone para acessar a internet. Com tanto conteúdo digital disputando a atenção da sua audiência, sai na frente quem se preocupa com UX design e UI design para aplicativos mobile.

Dados publicados pela Anatel comprovam o crescimento mobile no Brasil: em 2016, o Brasil registrou mais de 255 milhões de linhas ativas de telefones móveis.

A criação de aplicativos mobile, ou apps mobile, é uma realidade em franco crescimento e que não deve ser ignorada.

Neste artigo você vai entender o conceito de UX Design e UI Design e porque esses fundamentos são tão importantes para os aplicativos mobile. Boa leitura!

O que é UX design para aplicativos mobile?

A UX design (sigla para user experience) é o nome que se dá ao conjunto de estratégias pensadas para melhorar a experiência do usuário em um aplicativo mobile.

Três características devem ser levadas em conta para que a experiência do usuário seja satisfatória em um app mobile:

  • Interação com o sistema;
  • Comportamento do app (quanto mais amigável, melhor);
  • Experimentação (atração de público).

Além de reunir estas três características, o UX design em apps mobile também diz respeito à arquitetura e sincronia dos elementos disponíveis na interface. São recursos que, normalmente, afetam a utilização do usuário com o aplicativo, sendo responsáveis pela parte emocional do cliente.

O UX Design para empresas de TI é uma realidade que deve estar inserida na criação e implementação dos projetos, garantindo melhores resultados para a sua empresa e seus clientes.

Em resumo, o UX design analisa a experiência que o usuário terá com o aplicativo, agindo como um pouco fundamental de entendimento sobre o possível sucesso do projeto.

Dentro da UX design, encontramos os fundamentos da UI design.

O que é UI design para aplicativos mobile?

Enquanto o UX design envolve toda a inteligência do aplicativo mobile, o UI design é a interface, o modo como o usuário interage com o produto.

O UI design envolve o visual do app. É o caso de botões, cores, textos e todo o trabalho gráfico envolvido para mostrar as informações necessárias. Além disso, um software intuitivo, também é responsabilidade da interface de usuário.

Em resumo, o UI design é responsável pela parte física do produto, tanto visual quanto funcional, e é parte importante do UX design. Ambos os conceitos são complementares e não funcionam sozinhos.

UX design e UI design para aplicativos mobile aumentam as chances do seu app ter uma boa experiência de usuário. 

Leia mais:

Dicas de UX design para apps

Quanto custa criar um aplicativo?

Comments

comments