"Ações para ganhar dinheiro com aplicativo"

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9 estratégias para ganhar dinheiro com seu aplicativo  

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Independente de já ter milhões de usuários ou ainda estar em fase de desenvolvimento é importante pensar em estratégias para ganhar dinheiro com seu aplicativo.

Dessa forma, seu app pode virar um negócio ou dependendo da sua aplicação ou dos objetivos globais pode ser um belo complemento monetário.

No entanto, escolher o modelo certo de monetização é primordial para o sucesso de qualquer mobile app.

Lembrando que a experiência do usuário deve ser a primeira coisa a ser levada em conta na hora de escolher uma estratégia.

 

Leia: Melhore a experiência do cliente e turbine seu negócio

 

O que pensar antes de traçar a estratégia

 

Conheça seu público

Determinar e entender seu público-alvo é o ponto de partida. Avalie os padrões demográficos e de uso do seu aplicativo, além é claro do comportamento do usuário. Saiba que tipo e formato de conteúdo eles gostam e quais não gostam.

 

Segmente grupos

Seu aplicativo resolve problemas do público geral ou se encaixa melhor nas necessidades de um grupo em específico? Certamente, será mais fácil agregar valor à sua estratégia de mobile app se houver um grupo definido. Quanto mais valor for fornecido a essas pessoas, mais rentável será seu aplicativo.

 

Crie um produto que valha a pena

Se seu produto fornece um alto valor agregado, obviamente o usuário terá vontade, motivo e estímulo para usá-lo. Ou seja, as pessoas estarão dispostas a pagar pelo seu aplicativo, caso ele seja vendido.

 

Leia: iOS 12: como a nova App Store altera o desenvolvimento de apps

Leia: Como engajar e reter usuários de aplicativos em 5 estratégias definitivas

 

Afinal, quais são as estratégias?

Talvez você tenha pensando que uma das únicas estratégias para ganhar dinheiro com seu aplicativo é ter muitas propagandas. Não é, os aplicativos não são todos iguais e há várias outras formas de monetizá-los.

Saiba também que o dinheiro em espécie, o real, não é o único ‘tipo de dinheiro’ que seu produto pode render, há outras formas de pagamento envolvidas. Entender isso é essencial e te fará enxergar outros caminhos. Veja alguns deles.

 

Comercialize seu aplicativo

Talvez seja a estratégia mais popular, direta e fácil de implementar, porém, será preciso convencer o usuário a pagar pelo seu produto. Basicamente, seu aplicativo é vendido nas stores e esse usuário pagará para baixá-lo.

Por isso, o app precisa ser novo, único e ter vantagens que os app gratuitos não possam oferecer.

No entanto, fique ciente de que você não receberá o valor integral da venda, já que as lojas reterão uma porcentagem, que funciona como uma comissão, na maioria das vezes de 30%.

 

Ofereça um Freemium

Free + Premium = Freemium.

Traduzindo a expressão temos downloads gratuitos do aplicativo, no entanto, alguns recursos premium adicionais são bloqueados e para utilizá-los é preciso pagar. Essa estratégia se baseia na atração dos usuários gratuitos que se motivam a pagar para continuar usando ferramentas ou recursos extras.

Um exemplo dessa aplicação são os apps de jogos, onde a medida que avançam de nível os usuários podem comprar moedas ou desbloquear personagens.

Lembrando que essa compra pelo aplicativo vale para produtos online e físicos.

 

Permita publicidades

Assim como acontece nas lojas de aplicativos, a empresa que incorporar publicidade ao seu produto te pagará por isso. Do mesmo modo, as redes publicitárias também debitarão suas porcentagens.

Existe até mesmo a possibilidade de inserir publicidade em aplicativos pagos, mas presume-se que os usuários ficarão descontentes, já que certamente pagaram pelo app para não serem incomodados por anúncios, sejam eles quais forem.

 

Incorpore publicidade nativa

Essa é uma maneira inteligente de lucrar com a publicidade sem comprometer a experiência do usuário.

A publicidade nativa é discreta, parece que nem está ali ou que faz parte do layout do aplicativo, pode ser até mesmo positiva, pois será relevante a ponto de parecer que foi personalizada para cada usuário.

Essa estratégia só é possível se o conteúdo da publicidade seguir o mesmo estilo e formato e tom do aplicativo. Exemplo: o app é de moda e uma grife de alta costura compra espaço e publica artigos sobre tendências do segmento. Parecerá natural, que deveria estar ali, porém é uma das estratégias para ganhar dinheiro com seu aplicativo que mais permite personalização e uma ótima experiência.

 

Use anúncios com banner

Eles são incômodos, pois a chance de se clicar (sem querer) nos banners e abrir páginas indesejáveis é bastante alta. Porém, é justamente esse ‘descuido’ que gera receita. Nos jogos online, além de comum esse tipo de anúncio é muito valioso.

O lado bom dessa estratégia é que eles são ótimos espaços para que as marcas consigam novos usuários e reconhecimento de marca, especialmente se eles tiverem relação com o aplicativo.

 

Dê um tempo grátis

Uma das estratégias para ganhar dinheiro com seu aplicativo e que ainda por cima trabalha a favor do marketing é oferecer uma experimentação do app, um tempo grátis.

Dessa forma, você deverá criar uma incrível base de dados, com a chance de monetizá-la mais tarde. A técnica funciona bem desde o lançamento até uma promoção sazonal.

 

Ofereça uma versão exclusiva

Assim como acontece nas compras dentro do aplicativo, uma das estratégias para ganhar dinheiro com seu aplicativo é criar uma versão exclusiva. Ofereça uma versão gratuita com ferramentas básicas e outra paga, esta potencializando as funções. Dessa forma, o usuário pode testar o app, sem compromisso e sem custo, enquanto descobre se vale a pena investir na versão exclusiva.

 

Assinaturas ou Paywalls

Semelhantemente ao que acontece no modelo Freemium, onde recursos são bloqueados, aqui os conteúdos é que são disponibilizados mediante ao pagamento.

Há também os conteúdos que podem ser visualizados gratuitamente, mas alguns só são acessados com uma assinatura paga, mensal, trimestral ou anual. Essa estratégia é comumente utilizada por serviços de notícias e entretenimento.

 

Firme parcerias

Pense nas empresas que tenham o mesmo público que o seu app e proponha uma parceria. O mais comum é integrar os produtos ou serviços no aplicativo e quando eles forem adquiridos gerem a cobrança de uma taxa de indicação.

 

E então, monetizar ou não seu aplicativo?

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