"Experiência de navegação positiva"

Written by

Melhore a experiência do cliente e turbine seu negócio

capptan news, PAPPEANDO, PARA AGÊNCIAS, PARA EMPRESAS DE TI, Slide| Views: 69

Os padrões de compra mudaram e a forma como os clientes se relacionam com as marcas também. No entanto, uma coisa não muda: quando a experiência do cliente (customer experience – CX) não é boa ele simplesmente vai abandonar seu carrinho e irá embora.

Provavelmente, para nunca mais voltar.

 

Tempo é dinheiro

No mobile o tempo para cativar esse consumidor é de segundos, 15 em média. Se ele acessa a loja e o carregamento for lento ou a navegação for difícil, já era. Tchau compra!

Atualmente, 40% dos clientes preferem fazer suas compras pelo celular, desde a pesquisa até o pagamento.

Então, para garantir seu lugar ao sol e turbinar seu negócio é indispensável garantir uma experiência incrível e eficiente, é claro.

Pare o que estiver fazendo e repense suas estratégias de relacionamento e atendimento ao consumidor e se está usando a tecnologia de forma correta para gerenciar esses processos.

 

A experiência do cliente é o que conta

Atualmente, experimentar (e gostar) é mais importante que o produto ou serviço em si.

Embora dezenas de marcas impactem o cliente todos os dias, poucas proporcionam sensações que os satisfaçam. Assim, para liderar essa corrida as empresas precisam oferecer experiências personalizadas, em multicanais, e que envolvam todas as fases da jornada de compra.

Toda essa revolução trouxe à tona a transformação digital, e com ela inúmeras possibilidades de conhecer mais a fundo cada cliente e seu comportamento. Dessa forma fica mais fácil vender mais e melhor, agregando valor e potencializando resultados.

 

Como gerar boas experiências?

Nesse ponto já entendemos que focar na experiência do cliente é fundamental.

Falta agora a parte prática: como fazer?

Alguns itens são essenciais para uma estratégia de CX de sucesso. São eles:

 

Mobilidade

Se não é, essa deve ser sua principal preocupação, afinal é ponto chave no processo. Aprimorar a experiência mobile é vital, afinal ela indispensável para o relacionamento.

Os chatbots do Facebook ou o WhatsApp Business podem ser boas pedidas.

Semelhantemente, há ainda outras opções de mobilidade, tudo depende do segmento e do porte da sua empresa: um aplicativo próprio pode ser desenvolvido ou diferentes deles podem ser associados (apps de desconto e pagamento, por exemplo).

 

Leia: Ótimos motivos para diferenciar sua empresa com desenvolvimento de aplicativos

 

Igualmente, há caminhos mais elaborados, que passam pela geolocalização, notificações push ou integrações com wearables como smartwatches e também são ótimas soluções que melhoram a experiência do cliente.

"navegação no mobile deve ser rápida"

Uso de dados

Conhecer os gostos, comportamentos e desejos do seu cliente é meio caminho andado para satisfazê-lo. Utilize os dados possíveis para prever seus passos e necessidades.

Inúmeras ferramentas digitais ajudam a entender de onde ele veio e como se envolve com seus estímulos. Isso tudo lhe gera insights e oportunidades para surpreendê-lo.

Monitore também suas redes sociais e veja como o cliente tem interagido com elas.

Aliás, analise também:

  • quais canais de atendimento têm tido respostas mais rápidas e eficazes;
  • o tempo que o cliente passa no seu site;
  • quais caminho percorre.

 

Pesquisa de satisfação

O fato do seu cliente não ter aberto uma reclamação não garante que ele tenha tido uma experiência satisfatória.

As vezes algo simples pode ter ocorrido e ele não tenha julgado necessário relatar o fato, no entanto, qualquer um fica feliz em poder opinar e relatar seu contentamento (ou a falta dele). Sem falar que todo feedback deve ser bem-vindo.

Dê espaço para seu cliente avaliar o atendimento ou o produto. Esse simples gesto passará a mensagem que sua empresa se preocupa com ele, além disso, te dará uma arma poderosa: a informação.

Conhecendo os pontos forte e fracos da sua empresa, ficará mais fácil lidar com ele!

 

Marketing de conteúdo

Forneça conteúdo, relevante, e de interesse do seu público. Ajude a solucionar dúvidas e facilite sua jornada de compra. O objetivo aqui não é apenas gerar leads, mas servir de referência, prestar um serviço ao cliente.

Pense: quais temas podem ajudar meu cliente nos conflitos do seu dia a dia? Escreva sobre eles e disponibilize esse conteúdo!

"melhore a experiência do cliente"

Automação

Todo o processo automatizado que melhore a experiência do cliente é válido.

Pergunte-se: existem situações que meu cliente possa resolver questões sozinho e com mais agilidade? Se a resposta lhe mostrar que a interação humana pode ser substituída e o tempo otimizado, invista no processo de automação.

 

User Experience

Todas as opções anteriores de nada valerão se o usuário acessar suas plataformas digitais e for engolido por uma péssima experiência de navegação.

Certifique-se de que seus canais são intuitivos, despoluídos e que as informações importantes estejam ao alcance dos olhos (e dedos), e tudo no menor tempo possível. Layout simples, tons agradáveis e uma identidade de marca bem posicionadas são essenciais.

 

Suporte

Por último, mas não menos importante, está o seu canal de suporte e atendimento. Para uma boa experiência do cliente é indispensável que suas perguntas sejam respondidas. Para uma comunicação clara e eficaz é obvio que sua equipe precisa ser bem treinada e informada.

Invista nisso!

 

Esperamos que você esteja, agora mesmo, revendo a experiência do cliente no seu site ou app.

Aprimorando ou idealizando seu projeto, priorize-a.

Conte com a nossa ajuda para isso. Estamos entre as melhores em desenvolvimento mobile na América Latina.

 

Comments

comments