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Competências esperadas do profissional de TI em 2019

capptan news, PAPPEANDO, PARA AGÊNCIAS, PARA EMPRESAS DE TI, Slide| Views: 74

Inteligência artificial, big data, internet das coisas e blockchain são algumas das soluções em ascensão que aquecem o mercado de Tecnologia da Informação (TI).

A estimativa do Gartner é que, até o fim de 2018, os gastos com TI cheguem a 3,7 trilhões de dólares, um crescimento de 6,2% em comparação ao ano passado. A demanda por profissionais acompanha esse crescimento. Mas, com todas as mudanças do mercado, quais serão as habilidades que se espera do profissional de TI em 2019?

Robert Half, empresa de executive search, destaca em seu Guia Salarial 2019, que o perfil valorizado pelas empresas mudou, junto com as atualizações dos sistemas.

O típico profissional introspectivo, que não se comunica bem, está com os dias contados, segundo o relatório, que afirma que esse estereótipo não reflete o momento atual da área.

 

O departamento de TI ganhou espaço nas organizações, deixando de ser visto apenas como suporte. A competitividade e automação de tarefas o tornou vital e estratégico. Para interagir com outros setores a comunicação é requisito básico e agrega valor ao profissional.

Além disso, listamos outras quatro competências que valorizam o currículo do profissional de TI em 2019 e estão sendo buscadas pelos recrutadores.

 

  1. Big data e análise de dados

Juntos, big data e analytcs devem somar 8,5 bilhões de dólares até 2023, só no mercado latino-americano. A previsão é da Frost & Sullivan, que garante que as possibilidades deste tipo solução serão cada vez mais relevantes para o mundo corporativo.

Saber analisar dados de diferentes origens, possibilita definir perfis de comportamento, desenvolver novos projetos a partir da avaliação de históricos, e condensar relatórios com indicadores estratégicos essenciais para a tomada de decisão.

 

  1. Conhecimento em aplicativos

O crescente e significativo uso de aplicativos faz com que o uso de dados aumente tanto. Esse recurso é essencial para complementar a estratégia omnichannel que vêm ganhando destaque em companhias de diferentes setores.

O fato de que 138 milhões pessoas possuem um smartphone no Brasil (segundo IBGE) faz com que os apps ganhem relevância quando o assunto é ampliar as opções e canais de relacionamento com o cliente.

Conhecer as particularidades dos aplicativos é característica básica de um profissional que, espera-se, possa contribuir com a integração de soluções e na otimização da comunicação da companhia.

 

  1. Domínio em outros idiomas

O dia a dia de um profissional de TI passa por alguns idiomas. Termos em inglês, espanhol, francês, alemão e até mesmo no mandarim, são comuns na área.

Vale lembrar que o suporte técnico de alguns sistemas e soluções são de outros países, e essa comunicação exigirá um grau mínimo de fluência no idioma.

 

  1. Visão estratégica

Com a disseminação da tecnologia e sua utilização no ambiente corporativo, o profissional de TI precisa praticar suas habilidades de negociação e garantir que os propósitos do seu trabalho sejam compreendidos por equipes e setores que não possuem o mesmo conhecimento técnico.

Aplicar uma visão de negócios estratégica fará parte da sua atuação.

 

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